Uma subespécie do veado vermelho só tem 160 indivíduos. A última contagem feita pelas autoridades da Índia confirma que a população da região de Caxemira, no Norte da Índia, continua a diminuir. O estudo foi feito em Março pelo departamento de vida selvagem de Caxemira e pelo Instituto de vida selvagem da Índia.
O relatório preliminar diz que o veado-de-Hangul, Cervus elaphus hanglu “é uma espécie em risco crítico de extinção”. E acrescenta que tem havido “um declínio regular da população entre 2004 e 2008”. O veado vive no Parque Nacional de Dachigam, uma zona selvagem que fica acima dos 1700 metros de altitude. Esta subespécie está na lista vermelha do IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza.
No final dos anos oitenta existiam cerca de 900 veados-de-Hangul. A caça, a desfragmentação do habitat e a guerra separatista que há 17 anos domina a região são as principais causas da constante diminuição do número de indivíduos. “A caça ao veado de hangul continuou mesmo durante a guerra, quando os animais descem até à planície no Inverno”, explica Shameem Ahmad, que vive perto do santuário de Dachigam.
Existe um plano de reprodução em cativeiro e a Índia vai lançar o Plano de Conservação do Hangul para preservar o única população de veado vermelho que existe na Ásia.
(Ecosfera, 12/05/2008)