Obras de melhorias no Mato Sartori se iniciaram em março deste ano
Previsão inicial era que o espaço fosse aberto ao público em agosto, mas isso só deve ocorrer em outubro
Caxias do Sul - A população vai ter de esperar mais quatro ou cinco meses para usufruir do Parque Municipal Mato Sartori, entre os bairros Centro e 1º de Maio. A proposta é que o espaço seja utilizado para educação ambiental, especialmente pelos alunos de escolas públicas. Por enquanto, as obras de revitalização, iniciadas no final de março, resumem-se às fundações de uma construção onde funcionarão salas de audiovisual, da administração, da Guarda Municipal, copa e dois banheiros, além de limpeza das trilhas ecológicas.
Na semana passada, também foi iniciada a demarcação de uma via, a única a ser pavimentada. Ela contornará o parque, próximo ao muro, para passagem de uma viatura da guarda para rondas e de ambulâncias, em caso de acidente.
No final de novembro do ano passado, quando o prefeito José Ivo Sartori (PMDB) autorizou o início das obras, a expectativa era que o parque fosse entregue à comunidade em agosto de 2008. Mas, segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Adelino Teles, como o trabalho na área depende de tempo bom e de licitações ainda não-iniciadas, não há como definir uma data para a entrega do parque à comunidade. Porém, Teles estima que isso ocorra até outubro.
Até lá, as obras da primeira fase do projeto deverão estar prontas. Essa parte inclui o prédio de um pavimento, o pórtico de entrada na Rua do Guia Lopes, a via pavimentada e trilhas. Os caminhos em meio às árvores já estavam abertos. As melhorias neles incluem colocação de cordas, para servirem de apoio às mãos, e pinguelas sobre o riacho que corta o mato, por exemplo. A limpeza da água da pequena cascata do parque é outro serviço a ser iniciado. A canalização do esgoto, que hoje provoca mau cheiro no parque, e desemboca no riacho, deve entrar em licitação nos próximos dias.
A arquiteta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) Fernanda Frigeri Horn Bigarella explica que todo o projeto foi pensado para interferir o mínimo possível no meio ambiente. O orçamento previsto para todas as obras é de R$ 1,9 milhão, incluindo recursos do município e da iniciativa privada.
Os trabalhos
O que será feito na primeira fase
- Pórtico principal na Rua do Guia Lopes
- Prédio que abrigará salas de audiovisual (para passar vídeo educativo), administrativa, da Guarda Municipal, além de copa e dois banheiros
- Via calçada e iluminada próximo ao muro para passagem de ambulâncias e viaturas da Guarda Municipal
- Trilhas ecológicas, com vegetação identificada
- Canalização do esgoto que desemboca na cascata do parque
- Reposição da cerca no entorno do parque
Previsto para a segunda etapa
- Observatório
- Mirante
- Largo da entrada para estacionamento de ônibus
- Playground na área externa
Histórico
- 1959: a área é declarada de utilidade pública para fins de proteção da paisagem
- 1974: novo decreto de utilidade pública é feito
- 1979: o Plano Físico Urbano declara o Mato Sartori como Zona de Preservação Ambiental
- 1984: a área é adquirida pelo município em dezembro
- 1991: passa a ser denominado Parque Municipal Mato Sartori
O lugar
Com uma área aproximada de 64 mil metros quadrados, o Mato Sartori é um fragmento da Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucária). Além de algumas araucárias, o terreno abriga canelas, corticeiras, angicos, araçás, cedros, cipós, carrapichos, tarumãs, entre outros. Grande parte da mata é composta por árvores exóticas. A intenção é, no futuro, substituir parte dessa mata por espécies nativas.
(Pioneiro, 13/05/2008)