Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atravessaram a noite de ontem (12) no trabalho de desativação da antiga rede no Moinhos de Vento, na Capital.
Até as 23h30min, os servidores executavam a calibragem da nova adutora da Estação de Tratamento (ETA) do bairro. As equipes previam o fim da operação até o começo da madrugada, com perspectiva de o abastecimento se normalizar nas primeiras horas de hoje.
Dos 18 bairros abastecidos pela ETA, os da região de Alto Petrópolis eram os mais prejudicados com o corte provocado em razão das obras. Os trabalhos transcorriam dentro do planejado, conforme o Dmae.
Os últimos ajustes no novo sistema de dutos aposentam a antiga tubulação, com 85 anos de uso. Ela continuava operando por segurança, enquanto o desempenho da substituta, inaugurada no final de abril, era avaliado.
A nova estrutura, de 1.546 metros de extensão e com custo de R$ 4,2 milhões, é a aposta do Dmae para pôr fim aos constantes cortes de abastecimento na região. Em abril, moradores enfrentaram interrupções no fornecimento após rompimentos na estrutura. Na ocasião, faltou água por cinco dias em alguns bairros.
A região atingida
Moinhos de Vento, Auxiliadora, Bom Fim, Mont´Serrat, Bela Vista, Santa Cecília (parte), Petrópolis, Centro, Cidade Baixa (parte), Azenha (parte), Farroupilha, Floresta (parte), Independência, Rio Branco, Higienópolis (parte), Santana (parte), São João (parte) e Menino Deus (parte)
(Zero Hora, 13/05/2008)