Uma força-tarefa montada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio vistoriou frigoríficos, abatedouros e açougues nos municípios de São Pedro do Sul e Santa Maria. A ação iniciou na quinta-feira (8) e encerrou nesta segunda-feira (12), com a apreensão de 3,2 toneladas de carne sem inspeção sanitária e em péssimas condições de armazenamento e transporte.
O pente-fino iniciou por um frigorífico de Santa Maria que estava com suspeita de estar abatendo animais sem a presença do veterinário responsável pela fiscalização. Já na ida ao frigorífico foi interceptado um caminho com carne não inspecionada e o estabelecimento foi interditado.
Conforme o médico veterinário responsável pela ação, Wylner Ribeiro, foram recolhidos 792kg de carne bovina. A ação ainda contou com a participação das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Promotoria Pública, Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Brigada Militar.
Na sexta-feira (9), uma equipe de cinco técnicos da secretaria, dois integrantes da Polícia Civil e 8 militares da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar iniciaram o trabalho de fiscalização em dois abatedouros e quatro açougues no município de São Pedro do Sul.
A ação foi requisitada pela Promotoria Pública do município, que havia recebido denúncias do abate, armazenamento e venda de carne sem inspeção. Foram recolhidas 2,45 toneladas de carne entre carne bovina, suína, ovina, embutidos e vísceras.
"Um dos abatedouros foi interditado e encontramos problemas nos quatro açougues vistoriados", afirma Ribeiro. Embora os açougues tivessem registro de inspeção sanitária, vendiam carne não-inspecionada e em péssimas condições higiênico-sanitárias. "Encontramos carne armazenada em temperatura superior aos 30º", destaca o veterinário.
O produto apreendido foi encaminhado para o Criadouro São Braz, em Santa Maria, onde servirá de alimento para os animais e também recolhido pela empresa Faros, que utiliza resíduos de matadouros para elaboração de ração.
(Agência Estado RS, Jornal Litoral Norte, 12/05/2008)