O prefeito José Fogaça se reúne amanhã, 13, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, para analisar projetos para o Parque Estadual Delta do Jacuí, na Região Metropolitana, abrangendo os municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo.
Fogaça e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira, irão solicitar ao Estado a aplicação de recursos de compensação ambiental da Aracruz Celulose, estimados em R$ 18 milhões, na área de proteção ambiental. O encontro ocorre às 17h, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Rua Carlos Chagas, 55, 9º andar).
Para o prefeito, o Parque necessita de investimentos para conter sua degradação ambiental, evitando áreas de aterros e depósitos de lixo, e melhorar a qualidade de vida da população das ilhas. "É uma área conflagrada. Em cooperação com o governo do Estado, a prefeitura poderá apresentar projetos para o emprego desses recursos", disse Fogaça.
Situado no encontro dos rios Jacuí, Gravataí, Caí e Sinos, o parque é formado por 30 ilhas e porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Integram o Delta do Jacuí, na Capital, as ilhas dos Marinheiros, da Pintada, das Flores, da Pólvora e a Mauá.
(Prefeitura de Porto Alegre, 12/05/2008)