O último ano do Ensino Fundamental é extremamente importante para os alunos porque marca a transição para o Ensino Médio
Para comemorar essa passagem, os estudantes da Escola Municipal João Tiago do Patrocínio pretendem fazer uma festa de formatura, e para arcar com os custos estão colocando à venda os produtos biodegradáveis produzidos nas aulas de ciências.
A diretora da escola, Luana Silva, revela que neste ano letivo a instituição de ensino está trabalhando a questão ambiental e tem como projeto principal a preservação da natureza. Nas aulas de ciências, ministradas aos alunos do 9° ano, a professora Deize Mara Ferreira abordou temas que despertaram a consciência para a utilização de produtos que não causassem danos ao meio-ambiente. Entre tantos assuntos, ela apresentou aos estudantes o conteúdo que aprendeu durante a realização de um curso de professores do Educação para Jovens e Adultos que realizou na Uergs, e, imediatamente, surgiram as idéias.
Ao aprenderem sobre a importância da utilização e a facilidade de preparação de produtos ecologicamente corretos, os alunos uniram a aprendizagem ao sonho da formatura. As aulas são as mais comentadas da escola, porque os estudantes se aplicaram ainda mais na disciplina e estão sempre procurando novos produtos para serem confeccionados. Até o momento eles já aprenderam a preparar detergente, desinfetante, naftalina antitraça, creme secante para espinha, xampu contra piolho e um produto que afasta as pulgas dos cães. A expectativa é que até o final do ano eles aprendam mais fórmulas biodegradáveis.
A professora explica que o material básico para a produção dos itens, como folhas, chás e ervas, é trazido de casa. A cada aula os alunos aprendem a produzir um novo produto ecologicamente correto e, a partir daí, confeccionam o suficiente colocar à venda. “Até o momento eles podem vender apenas o detergente, o desinfetante e a naftalina, porque os demais produtos têm prazo de validade muito curto”, salienta a professora. Além da família, os estudantes comercializam os produtos na vizinhança e no bairro. A renda obtida com a venda está sendo guardada para a tão sonhada festa de formatura.
A diretora e a professora garantem que, além de despertar nos alunos a simpatia pela disciplina de ciências, a experiência com a utilização de materiais biodegradáveis está reeducando os estudantes sobre o respeito para com o meio-ambiente e despertando neles a necessidade da consciência ecológica. “Que vai ser passada de geração em geração”, concluem.
Princípios ativos
Detergente e desinfetante – folhas de eucalipto
Creme secante de espinhas – camomila e farinha de aveia
Esfoliante – morangos e iogurte
Antitraças – ervas específicas
Antipiolho – arruda e carqueja
Antipulgas – casca de laranja
(Por Bosco, Jornal Minuano, 10/05/2008)