Instituição cria Comissão Intra-Hospitalar com intuito de aperfeiçoar programas e ações de cunho ambiental
Lajeado - Não é de hoje que o Hospital Bruno Born (HBB) realiza uma série de atividades que visam tanto o benefício do seu público interno como da comunidade. Essa preocupação inclusive rendeu à instituição, no ano passado, o prêmio Responsabilidade Social. Mas em 2008 a casa de saúde resolveu "profissionalizar" a elaboração e execução de seus programas sociais. Antes restritos a iniciativas pontuais ou ao Departamento de Recursos Humanos, os projetos que melhoram a qualidade de vida dos colaboradores e da população competem agora a uma Comissão Intra-Hospitalar.
Representado por funcionários dos departamentos de Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Higienização, Farmácia e Núcleo de Comunicação e Marketing, a comissão tem encontros sistemáticos. Neles são definidas ações e forma de divulgação. "O grupo foi criado tanto para pensar eventos maiores quanto formas de torná-los conhecidos da comunidade", explica a coordenadora da comissão, psicóloga Cristiane Pivatto. Entre as iniciativas recentes estão a campanha de recolhimento de material reciclável junto aos funcionários e a recepção especial aos familiares dos pacientes na Páscoa. "Essas atividades, ainda que simples, representam um lado de acolhimento", analisa Cristiane.
Além de estreitar os laços com a comunidade, os programas sociais do HBB visam evitar a doença. "Não queremos que visualizem o hospital como um ambiente de dor, mas de saúde. Por isso boa parte das nossas ações foca a prevenção", explica. "Em relação aos colaboradores também existe essa preocupação. Se eles se sentirem bem terão mais saúde física e bem-estar. Com funcionários mais felizes e a comunidade com melhor saúde a instituição cumpre seu papel", acrescenta.
Pioneira
A idéia de propagar as ações e projetos de cunho social do HBB surgiu durante o trabalho de conclusão da contadora da instituição Maria Inês Rambo. "Percebi que o hospital mantinha tantas atividades maravilhosas, mas pouco divulgadas para a comunidade", explica. "Na medida em que tornamos públicas as ações, a instituição se aproximou da população, seja por meio de palestras nas escolas ou de programas como o Mamãe HBB", resume.
Preocupação ambiental
Resíduos hospitalares: separação, reciclagem e destino correto; tratamento de esgoto; fontes energéticas alternativas, como aquecimento solar; compra de equipamentos de alta eficiência energética (baixo consumo); plantação de árvores nativas na chácara do hospital; uso de madeira de reflorestamento na construção; utilização de retalhos de tecido para oficinas; tratamento da água e ar utilizado no hospital; uso da sacola de pano no vale-rancho dos colaboradores.
Projetos
Hospedagem a familiares de pacientes cardiopatas, Programa Mamãe HBB, Bruno Born vai à empresa e à escola, biblioteca móvel, Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos, Pastoral da Saúde, reunião pré-operatória de cirurgia cardíaca, Grupo de Apoio da UTI Pediátrica, Projeto Viva Bem HBB.
(Por Ermilo Drews, O Informativo do Vale, 11/05/2008)