O presidente do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga esteve reunido, na sexta-feira, 9, com os diretores da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), Juvir Luiz Mattuella (Presidente), Luiz Carlos de Oliveira (Técnico Comercial) e Hugo Jorge Appel Prevedello (Administrativo-Financeiro). Na pauta, o interesse da Cesa em participar do Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), no âmbito das instituições ligadas à administração do Estado.
Segundo o presidente José Francisco Braga, os técnicos farão a elaboração de um diagnóstico, em todas as unidades da Cesa, para uma avaliação da viabilidade técnico-financeira e implantação do programa.
Após a troca de informações, entre os técnicos das duas empresas, a CEEE, em caso positivo, incluirá a Companhia de Silos e Armazéns na programação prevista para ser executada no ano de 2009. A Cesa possui sede e filiais nos municípios de Porto Alegre, Camaquã, Santa Vitória do Palmar, Bagé, Rio Grande e Capão do Leão.
O Programa de Eficiência Energética do Grupo CEEE - ciclo 2006/2007, em andamento - totaliza R$ 8,3 milhões. Neste montante, há também projetos destinados aos consumidores de baixa renda e na área de educação e conscientização sobre o uso do produto. Incluindo os seis ciclos anteriores, o investimento da Companhia nos setores de educação, saneamento, prédios públicos e instituições de saúde ligados ao serviço público atingiram mais de 200 prédios, beneficiados com valores superiores a R$ 35,8 milhões.
Essa ação das empresas de energia atende a Lei 9.991 - da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), onde as concessionárias devem aplicar 0,5% de sua receita anual líquida em projetos de eficiência energética (combate ao desperdício de energia elétrica).
(Jornal Agora, 12/05/2008)