Com o objetivo de divulgar o veganismo, a ONG Amigo Bicho, juntamente com o Grupo de Abolição ao Especismo (GAE), em virtude do Dia das Mães, desenvolveu, na manhã do último sábado (10), uma ação de conscientização para a população rio-granina.
Um grupo formado por seis pessoas, entregou panfletos explicativos chamando a atenção da população para o fato de que o amor de mãe não existe apenas entre os humanos, mas sim em todas as outras espécies. A diretora do GAE, Márcia Chaplin, ao lado da presidente da ONG Amigo Bicho, Vanilda Pintos, explica que é importante chamar a atenção da comunidade para os maus tratos que são desenvolvidos diariamente com os diferentes tipos de animais e esclarecer a importância do veganismo.
O veganismo é a escolha de uma vida saudável, do ponto de vista social e moral. É um estilo de vida com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos. Os veganos não consomem produtos de origem animal – alimentos, vestuário ou entretenimento - nem aqueles que tenham sido testados em animais. Vanilda e Márcia alertam para que as pessoas também não consumam o leite, pois “as chamadas vacas leiteiras são inseminadas artificialmente ano após ano para nos darem o leite, quando na verdade estamos nos apropriando do alimento que seria dos bezerros”. Segundo elas, outro exemplo gritante de desrespeito aos laços afetivos entre mãe e filho é a produção de animais para fins de estimação. “As cadelas são inseminadas a força e seus filhotes lhes são retirados dias após o nascimento para ser comercializados”.
“Não é somente as mães humanas que devem ser lembradas no Dia das Mães, mas sim as mães de todas as espécies, o amor de mãe é incondicional, não importa a espécie”, concluem.
Para apoiar a ONG, basta entrar em contato pelo e-mail gaeriogrande@hotmail.com
(Por Nádia Fontes, Jornal Agora, 12/05/2008)