A organização não governamental sediada em Aracaju, Estado de Sergipe, Instituto Socioambiental Árvore, derrubou barreiras e inovou criando a primeira revista científica sobre ecoturismo do mundo: a Revista Nordestina de Ecoturismo.
O estudo do ecoturismo despertou a partir da década de 1990, apesar de já existir indícios da atividade décadas antes. Atualmente, o ecoturismo vem sendo discutido pelos mais diversos profissionais e abrange um leque de temáticas relacionadas ao planejamento e a gestão do segmento. Dessa maneira, torna-se necessário uma revista de cunho cientifico que possa potencializar o estudo e a valorização do ecoturismo.
A Revista Nordestina de Ecoturismo é um periódico eletrônico de publicação semestral em língua portuguesa que tem por objetivo promover discussões, disseminar idéias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, regionais e nacionais) relacionados à temática do ecoturismo, da educação e percepção ambiental e da conservação da natureza.
De acordo com Carlos Eduardo, editor da Revista, no mundo inteiro existem conflitos entre o desenvolvimento de atividades econômicas e a conservação da natureza, e neste contexto, o Ecoturismo surge como uma alternativa econômica que garante a conservação da natureza e melhora a qualidade de vida das comunidades de entorno, fazendo com que a revista tem papel fundamental na evolução e no fortalecimento desta alternativa para toda sociedade global, além de oportunizar a publicação de diversos trabalhos que estão sendo produzidos no Brasil.
A revista receberá trabalhos de caráter científico, filosófico e técnico tendo como principal público-alvo estudantes, professores e pesquisadores em geral que atuem nas áreas relacionadas aos eixos temáticos do ecoturismo. Os trabalhos passarão pela avaliação de grandes pesquisadores e cientistas ligados ao ecoturismo, educação ambiental e a preservação da natureza entre eles destacam-se: Zysman Neiman, Alexandre Pedrini, Michele Sato, Giovanni Seabra, Luiz Fernando Ferreira, Nadja Castilho, entre outros.
O lançamento da primeira edição da revista será realizado no II Fórum Nordestino de Ecoturismo que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de outubro do presente ano. Tanto o II Fórum como a Revista foram idealizadas como forma de presentear a sociedade pelos cinco anos do Instituto Árvore, fazendo com que o público perceba a necessidade de começar a agir em busca da construção de sociedades sustentáveis.
Joyce Pinto, editora da Revista, acredita que a revista é uma oportunidade de disseminar o assunto e encorajar novos trabalhos relacionados ao tema, proporcionando o incremento de atividades de cunho conservacionista e educacional, inclusive em momentos de lazer, como é o caso do turismo.
Para saber mais sobre o trabalho que vêm sendo desenvolvido pela Ong basta entrar no site e conferir as novidades: www.arvore.org.br/seer/index.php/ecoturismo
(Carbono Brasil, 09/05/2008)