Nova área de 20 mil metros quadrados servirá para separação do material orgânico
Gramado - A Prefeitura de Gramado adquiriu uma área de terras de 20.024,56 m², lindeira da Usina de Triagem dos resíduos domiciliares do município, junto ao aterro municipal. Nesta área está previsto a implantação da peneira para separação do material orgânico. Com o processo parte do resíduo orgânico que já sofreu processo de decomposição será separado, devendo ser utilizado como adubo em nossas praças e para melhorar o solo em áreas degradadas possibilitando o plantio de árvores.
Todo o resíduo domiciliar do Município, recolhido pela Secretaria de Obras, é depositado na Usina de Triagem, para separação do material que pode ser reaproveitado. O material que não tem aproveitamento (rejeito) é armazenado em container e enviado ao aterro sanitário da empresa SIL Soluções Ambientais, na cidade de Minas do Leão.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela destinação dos resíduos domésticos do município, comprou uma balança eletrônica que será instalada no local para realizar a pesagem diária do material coletado, “precisamos saber exatamente quanto de resíduo entra no aterro todos os dias para a Usina de Triagem”, salienta o Secretário Vitor Volk, “pois estamos usando dados de 2006 quando o município recolhia uma média de 30 toneladas/dia de lixo e acreditamos que hoje essa média deva ser de 40 a 45 toneladas”, declara Vitor Volk.
(Jornal NH, 09/05/2008)