Deve chegar na terça-feira (13/05) a Barcelona o primeiro de dez barcos que vão abastecer com água potável a capital catalã, que enfrenta nas últimas semanas um período de seca rigorosa. Segundo o governo regional, o barco proveniente de Tarragona deve atracar às oito horas da manhã.
A água potável será armazenada na Central de Águas de Barcelona, em Cornellà, em um depósito com capacidade para 12.210 metros cúbicos. Nas próximas semanas, também chegarão a Barcelona barcos de água procedentes do canal de Marselha (França) e da cidade andaluza de Almeria.
Obras para transportar água de Tarragona e Marselha para Barcelona começaram em fevereiro e foram concluídas em tempo recorde. A água custará ao governo catalão 22 milhões de euros (R$ 57,7 milhões) por mês. O responsável pelo Meio Ambiente do governo da Catalunha, Francesc Baltasar, assegurou que o montante pode parecer elevado, mas faz parte de uma "operação de emergência".
Uma centena de pessoas se manifestou neste domingo contra a captação da água do aqüífero de Tarragona para abastecer a região metropolitana de Barcelona. Os manifestantes, da União de Agricultores e da plataforma "Não nos levarão a água", despejaram 300 quilos de sal na porta da Agência Catalã da Água e da delegação do governo regional em Tarragona.
(Lusa, UOL, 11/05/2008)