Eles pretendem montar uma cartilha sobre as experiências para ser usada em sala de aula
Professores das escolas de Ensino Fundamental e Médio de Rio Grande, no sul do Estado, participaram na manhã de sexta (09) de uma saída de campo pelo estuário da Lagoa dos Patos a bordo de uma escuna. A atividade integra o Programa de Educação Ambiental do Porto de Rio Grande.
Desde março, um grupo de 40 professores está participando de aulas teóricas e práticas. A atividade no estuário da Lagoa dos Patos foi a última de quatro saídas de campo propostas com o objetivo de conhecer a realidade socioambiental do município. Nas outras três saídas o grupo conheceu o aterro público municipal, toda a região de abrangência do porto organizado, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Grande. Nessas saídas de campo, o grupo de facilitadores do programa orientou os professores no levantamento de subsídios para as suas formações e construção de conteúdo e material para as escolas.
Para a coordenadora do programa, a oceanóloga Isabel Cristina Gonçalves, a saída de campo pela lagoa é uma forma de dar outra visão aos professores.
— A partir deste trabalho, formaremos uma cartilha que tratará da sustentabilidade do município para ser utilizada em sala de aula — diz.
(Por Rodrigo Santos, ClicRBS, 09/05/2008)