O município de Jaguaré terá a oportunidade de conhecer melhor os impactos sociais e ambientais gerados pela monocultura na região. Na região, predominam as culturas do café e eucalipto, que segundo os pequenos agricultores, prejudicam o meio ambiente e invadem áreas de preservação.
A palestra, que é promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), será voltada aos alunos das três escolas comunitárias rurais da região e a intenção é despertar o conhecimento dos alunos sobre os problemas ambientais e sociais gerados pelas monoculturas do café e do eucalipto no município.
Segundo o chefe local do Incaper, Walkírio José Martins da Silva, o café na região gera, principalmente, impactos aos recursos hídricos. Ele explicou que esta cultura, além consumir um grande volume de água, gera em muitos casos a contaminação por agrotóxico destes recursos.
O eucalipto também é um problema na região. "Não gera emprego, nem renda e muito menos implica qualquer arrecadação", diz Walkírio.
Segundo o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Adalto Luciano Tognere, além de gerar grandes impactos ao meio ambiente, a monocultura do café gera ainda impactos sociais, já que é voltada para exportação e prejudica a produção de alimento na região.
Já o eucalipto, diz Adalto, é plantado nas encostas. "Estas áreas deveriam ser de preservação permanente, mas aqui são utilizadas livremente para este fim", ressaltou Adalto Luciano Tognere, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Segundo ele, na região há fiscalização para a derrubada de árvores nativas, mas falta fiscalização quanto ao plantio de eucalipto em áreas que deveriam ser preservadas. Para ele, a região vive um momento onde os lucros estão acima de qualquer impacto ambiental ou social para a região.
O MPA defende a produção de alimentos sem a utilização de agrotóxico e em harmonia com a natureza. Neste sentido, cobra a preservação das áreas verdes e dos recursos hídricos na região. Segundo o movimento, sem a preservação na natureza não há equilíbrio suficiente para a produção de alimentos.
A palestra técnica sobre "Os impactos sociais e ambientais da monocultura no município de Jaguaré" será realizada na Escola Comunitária Rural Municipal de Japira, em Jaguaré. Mais informações podem ser encontradas no telefone do Incaper em Jaguaré: (27) 3769 1136.
(Por Flávia Bernardes,
Século Diário, 08/05/2008)