A Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Altamira, no oeste do Pará, divulgou hoje os resultados das suas atividades durante o mês de abril. Foram nove Autos de Infração lavrados, somando 104 mil reais em multas, aplicadas nos municípios de Anapú, Altamira e Vitória do Xingu. Foram lavrados três Termos de Embargo, sendo um referente a um desmatamento, e os outros à suspensão das atividades de duas empresas madeireiras que operavam sem a devida Licença de Operação, uma em Vitória do Xingu e outra em Altamira.
Os fiscais do Ibama em Altamira realizaram ainda a apreensão de 90 m3 de madeira em toras de diferentes espécies, e 147 m3 de madeira serrada, também de essências diversas. Além dessas atividades, o Ibama em Altamira multou uma imobiliária por desmatar 11 hectares de mata secundária para fazer um loteamento próximo ao perímetro urbano, embargando a atividade.
As ações de fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Altamira devem ser intensificadas nos próximos dias, uma vez que o município foi incluído na lista suja do desmatamento, que inclui também outras onze cidades paraenses, alvos prioritários das ações do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que integra esforços de 14 ministérios para conter os índices de desmatamento.
(Por Christian Dietrich,
Ibama/Santarém, 08/05/2008)