Diretores da empresa Stylex Enterprise, sediada em Tóquio, confirmaram investimentos em reflorestamento no município de São José do Rio Claro (MT). Youshikazu Hatayama, diretor da empresa esteve na cidade no dia 04 de maio e afirmou que no primeiro instante doará a Stylex Enterprise 50 mil mudas de Super Paulownia.
Devido aos grandes benefícios que o reflorestamento trará ao Estado e ao país, o prefeito Massao Paulo Watanabe (PR), juntamente com o deputado estadual Mauro Savi (PR), fomentarão um encontro de representantes da empresa japonesa com a secretaria de Meio Ambiente e com o governador Blairo Maggi.
A confirmação do investimento se deu após diversas visitas e contatos por telefone com o prefeito Massao Watanabe. A espécie de árvore, cujas mudas serão doadas, é de rápido crescimento, máximo de cinco anos, e pode ser explorada de várias maneiras. Além da madeira, é possível utilizar a árvore para a produção de carvão vegetal, nas indústrias de tecido e celulose, e até mesmo na produção de vinho e mel, com apicultura agregada.
De maneira simbólica, uma muda já foi plantada em frente à nova Casa Transitória. Segundo Hatayama, as outras chegarão entre os meses de setembro e outubro, mas antes disso um relatório completo será enviado à prefeitura indicando as condições e o solo necessários para o plantio.
Essas mudas, segundo o diretor da Stylex Enterprise, foram produzidas nos Estados Unidos. “Nós já realizamos esse tipo de investimento na Austrália e na Califórnia com muito sucesso e São José do Rio Claro será a porta de entrada para esse tipo de investimento no Brasil”, explicou.
“Nossos contatos com os empresários japoneses começaram de maneira tímida e informal. Sempre apresentamos a eles o melhor do nosso município e de Mato Grosso. E lá do Japão os investidores também pesquisaram sobre nossas potencialidades. Agora temos algo concreto acontecendo em São José do Rio Claro que terá repercussão nacional”, disse o prefeito Massao.
Kisato Takoi, que já conheceu São José do Rio Claro em visitas anteriores, e Yokota Naotake, ambos da cooperativa Cotia Seinen Cerrado Kaihatsu S/A, com sede em São Paulo, também estiveram presentes no encontro do último domingo. Além do prefeito Massao Watanabe, o assessor parlamentar do deputado Mauro Savi, Dauton Vasconcellos, também acompanhou a visita dos japoneses.
(Por Márcia Raquel e Marcelo Lima, AL-MT, 08/05/2008)