O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa o dia na Bahia visitando Salvador e duas cidades da região metropolitana (Catu e Lauro de Freitas), além do município de Ilhéus, no sul do estado.
A agenda começa em Catu, onde o presidente dá o primeiro ponto de solda iniciando as obras do gasoduto Cacimbas-Catu (954 quilômetros), terceiro e último trecho do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). A cerimônia ocorre na Estação de Distribuição de Gás, às 9h, com a presença do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e diretores da estatal.
Depois, Lula e comitiva seguem para Lauro de Freitas onde, às 11h40, na comunidade de Itinga, serão assinadas ordens de serviço para obras de saneamento e de infra-estrutura no município, previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, estarão presentes ao evento.
No fim da manhã, todos se deslocam para o Centro Administrativo do governo baiano, em Salvador, para a solenidade de lançamento de programas de valorização policial e do Pacto dos Territórios da Cidadania no estado. Também haverá anúncio de investimentos para os projetos Farol, Ferrovia Leste-Oeste e Via Expressa Portuária e para o PAC Habitação e Saneamento na Bahia. O ministro da Justiça, Tarso Genro, acompanha o presidente nesta cerimônia, prevista para as 13h.
O último compromisso de Lula na Bahia será às 17h, na cidade de Ilhéus, onde vai lançar o Plano de Desenvolvimento e de Diversificação Agrícola na Região Cacaueira do Estado (PAC do Cacau). Trata-se de um projeto de recuperação da lavoura cacaueira e de fomento a outras culturas na região (plantio de seringueira e dendezeiro), que contará com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões.
Logo após a solenidade, que terá a participação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, Lula deixa Ilhéus com destino a São Paulo, onde deve desembarcar às 19h.
(
Jornal do Brasil, 09/05/2008)