Comunidade do Vale do Sinos atingida por cheia corre risco de leptospirose e hepatite A
Novo Hamburgo - Com as ocorrências registradas no Município em conseqüencia das chuvas, a população hamburguense precisa estar alerta sobre os cuidados que deve tomar com as doenças causadas pelas enchentes.
De acordo com o coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Solange Shama, a comunidade deve evitar o contato com as águas de enchentes e a formação de locais enlameados, ambientes que favorecem o aparecimento de doenças. "Já fomos aos bairros mais atingidos pela enchente e orientamos a comunidade sobre os cuidados necessários com a água contaminada", destaca a coordenadora.
Entre os problemas mais comuns causados pela enchente está a contaminação da leptospirose, causada por uma bactéria transmitida pela urina do rato que, com as chuvas, se mistura às águas de valetas e bueiros. "No começo pode ser confundido com uma gripe, mas é importante ao primeiro sintoma a pessoa procure as unidades de saúde do bairro", esclarece Solange. Também são comuns doenças como hepatite A, causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
Ao chegar nas casas os moradores encontram móveis, materiais e alimentos estragados pela ação das águas, e muitas vezes, ambientes ainda alagados. Para isso Solange, alerta a importância de proteger os pés e as mãos com utensílios que não exponham a pele em contato com a água. "Os alimentos atingidos devem ser jogados fora, e jamais consumidos", esclarece. Além disso, é importante limpar as caixas d’água atingidas para que estejam adequadas para o novo abastecimento da água clorada.
Segundo informações da Defesa Civil, está prevista uma reunião entre a entidade e as demais secretarias da Prefeitura, para levantar a necessidade de ações nas áreas de saúde, segurança, obras públicas, serviços gerais, promoção e meio ambiente, entre outras.
(Jornal NH, 08/05/2008)