Responsáveis pelos órgãos solicitavam a revisão de alguns pontos do projeto
A comissão especial da Câmara de Vereadores para tratar do Plano Diretor do município reuniu-se na tarde de terça-feira, 6, com entidades para discutir emendas ao projeto que pretende trazer transformações a Canoas. O coordenador técnico do Plano, secretário municipal de Planejamento Urbano, Oscar Escher, aproveitou para esclarecer dúvidas sobre o projeto.
O presidente da comissão, vereador Juares Hoy (PDT), leu aos presentes correspondências do 5º Comando Aéreo Regional e da Refap. Em ambos os casos, os responsáveis pelos órgãos solicitavam a revisão de alguns pontos do Plano. No caso da refinaria, a diretoria pede que uma área ao norte da planta industrial não seja solicitada pelo Município, pois isso traria problema aos investimentos de refino em petróleo a médio e longo prazo.
Já o 5º Comar pede que a Prefeitura leve em consideração a zona de proteção aérea do Município, não colocando obstáculos naturais que prejudiquem a zona aérea e a própria população canoense. “As expectativas do 5º Comar estão inseridas no Plano. A Refap é uma grande parceira econômica, mas a entidade não é autônoma no Município. Vamos buscar atender os anseios da empresa e da sociedade também’’, comentou Escher.
O representante do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Hermeto Lagranha, pediu maior atenção dos vereadores e do Executivo em relação a pontos como densidade da cidade, áreas alagadiças, habitações populares e áreas verdes. “O Município já cumpriu formalidade da Lei Federal que estabelecia mudanças no PD até outubro. Agora as modificações não têm prazo e devem ser feitas com muita atenção’’, sintetizou.
(Diário de Canoas, 08/05/2008)