Catadores de Papéis é a exposição do fotógrafo Laércio de Menezes que pode ser visitada até esta sexta-feira (09/05) no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Compõem a mostra 20 fotografias em preto e branco captadas em 2003 e 2004 pelas ruas da cidade e na Vila dos Papeleiros, antiga favela situada entre a Avenida Castelo Branco e a Rua Voluntários da Pátria. Hoje o local abriga o Condomínio Santa Terezinha.
As fotos registram a dura rotina dos papeleiros. “Eles saíam pela manhã, puxando carrinhos artesanalmente construídos, rumo aos mais variados pontos da cidade, à procura de lixo reciclável, essencialmente papéis e latas”, conta. “No retorno para a vila, chegavam a puxar 400 quilos, enquanto outro grupo (a família) permanecia trabalhando na separação e na classificação do material recolhido.”
Laércio lembra que a vila não dispunha de infra-estrutura básica, obrigando os moradores a viverem precariamente. “Em dias de chuva, a água invadia as casas”, afirma. “Meu trabalho registra o esforço desses seres humanos na luta diária pela sobrevivência e as condições degradantes em que viviam, sem nenhum suporte das autoridades locais”, enfatiza. A mostra também destaca a luta da Associação dos Papeleiros e da comunidade pela urbanização da área.
O currículo de Laércio exibe exposições realizadas em Porto Alegre, Bagé, Novo Hamburgo, Rio de Janeiro, Nova Friburgo (RJ) e Brasília. Na capital gaúcha, expôs na Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto Cultural Norte-Americano, no Theatro São Pedro, no Restaurante Birra & Pasta, no Espaço Cultural da CEEE, na Galeria de Arte do Centro de Convenções do Sesc, na Escola João Paulo I, na Ulbra e na Gravura Galeria de Arte, entre outros locais.
A mostra no Legislativo municipal tem visitação das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 15 horas, na sexta-feira. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara, telefone (51) 3220-4392.
(Por Claudete Barcellos, Ascom CMPA, 08/05/2008)