A crise mundial do abastecimento alimentar, bem como os impactos dos altos preços dos insumos agrícolas nos custos de produção, serão discutidos na próxima terça-feira (13/05) na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP). A audiência pública será realizada no Teatro Dante Barone, a partir das 18h, com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e demais órgãos e entidades ligadas ao setor. O evento se integra à mobilização nacional da IV Jornada de Lutas, coordenada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Sul).
A realização da audiência pública foi definida na manhã desta quinta-feira (08/05), durante reunião ordinária da Comissão de Agricultura. “Nos dias 12 e 13 de maio, as mobilizações em torno do tema estarão concentradas em diversas capitais brasileiras. Por isso é importante que as entidades do setor primário gaúcho tenham espaço para apresentar suas reivindicações”, aponta Brito. Entre os pleitos defendidos pelo movimento, destacam-se a liberação de R$ 13 bilhões em crédito para o Plano Safra 2008/2009 e a aprovação do projeto que cria a universidade federal da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.
Ainda na reunião ordinária, os deputados aprovaram requerimento de audiência pública para tratar da criação do conselho paritário para formação de preço dos insumos e fertilizantes agrícolas. O debate está marcado para as 9h30min da próxima quinta-feira, dia 15, na Assembléia Legislativa. Os integrantes da Comissão de Agricultura também decidiram discutir o Projeto de Lei nº 2.871/2008, que altera a carteira de pescador profissional artesanal. Além disso, definiram a participação na Agroshow 2008, no dia 4 de julho, em Nova Petrópolis, na Serra gaúcha.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 08/05/2008)