Com objetivo de intensificar a liberação de recursos, disponibilização de máquinas, licenciamentos ambientais e recuperação das lavouras, foi instalada nesta quinta-feira (08/05) uma força-tarefa para atender as demandas dos municípios atingidos pelo ciclone extratropical. O fenômeno climático deixou centenas de desabrigados no Estado.
Durante o encontro, foram entregues 300 cestas básicas de alimentos e roupas para os municípios de Itati e Três Forquilhas, os mais atingidos. De acordo com Jerônimo Goergen (PP) “estaremos concentrando esforços para a liberação de recursos junto ao tesouro do estado, através de transferências e consultar popular. Além disso, mobilizaremos máquinas e equipamentos necessários ao socorro das populações atingidas”, enfatiza Jerônimo.
A partir desta segunda-feira (12/05), as 7 cidades mais atingidas da região poderão contar com mais de R$ 1 milhão em recursos para recuperação das localidades. O encontro na sede da Associação dos Municípios do Litoral Norte em Osório reuniu os secretários da agricultura João Carlos Machado, das Relações Institucionais, Celso Bernardi, mais os deputados progressistas Jerônimo Goergen e Mano Changes que estiveram reunidos com vereadores da região.
Segundo dados da Defesa Civil, são 490 desabrigados e 1.450 desalojados no Rio Grande do Sul.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 08/05/2008)