Discutir o futuro da Capital é uma iniciativa que deve ser elogiada e incentivada porque discutir Porto Alegre é bom para o Estado. A afirmação foi feita na tarde desta quinta-feira (08/05) pela governadora do Estado, Yeda Crusius, durante audiência no Palácio Piratini que teve a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB) e de um grupo de vereadores.
A governadora recebeu convite oficial para participar da cerimônia de abertura do fórum de debates "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro", que se inicia na próxima quarta-feira (14/05) no teatro do Prédio 40 da PUC. Melo pediu à governadora o engajamento do Governo do Estado nos debates. “São temas que dizem respeito diretamente a toda Região Metropolitana. E a presença dos órgãos públicos estaduais é fundamental”, acrescentou. Yeda revelou que o convite será levado à reunião do secretariado, na segunda-feira (12/05).
A Câmara tem, como parceiros a Sociedade de Engenharia do RS, Instituto dos Arquitetos do Brasil/RS, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea/RS) e Confederação Nacional de Municípios. O coordenador geral do seminário, professor João Carlos Brum Torres, destacou a importância do tema inicial, dia 14, que será mobilidade urbana. “A melhora do poder aquisitivo de milhares de pessoas levou ao aumento considerável da frota de veículos, comprometendo o trânsito na Capital. E isso exige soluções urgentes”, afirmou. Brum Torres destacou a presença do ex-prefeito de Curitiba Cássio Tanigushi, atual secretário de Planejamento de Brasília, neste primeiro debate.
O vereador Adeli Sell (PT) destacou a pluralidade de idéias que inspirou o fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro. “Por isso, a participação do Governo do Estado neste debate é fundamental e vai qualificar as discussões”, disse.
Participaram ainda da audiência os vereadores Dr. Raul (PMDB), Cláudio Sebenelo (PSDB), Neuza Canabarro (PDT), Alceu Brasinha (PTB), Ervino Besson (PDT), Dr. Goulart (PTB), Maristela Maffei (PCdoB), Aldacir Oliboni (PT), Elias Vidal (PPS), além do secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e do chefe da Casa Civil, Cezar Busatto. Também participou o coordenador adjunto do fórum professor Marcelo Beltrand.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 08/05/2008)