"Todos os segmentos da sociedade civil organizada podem e devem participar da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente". O apelo é do diretor técnico da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), Maurício Colombo, coordenador do evento que vai discutir, nos dias 30 e 31 de maio, o tema "Mudanças climáticas na perspectiva da sustentabilidade". A Conferência acontece no Teatro do SESC e as inscrições já podem ser feitas através do site da Prefeitura de Gravataí.
A conferência conta com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e uma série de entidades e órgãos públicos atuando na mobilização da sociedade. No dia 30, o credenciamento começa às 18h. Uma hora após acontece a cerimônia de abertura, seguida de palestra focalizando como tema as mudanças do clima. Na manhã do dia 31 será feito um relato da 1ª Conferência, bem como estabelecida a metodologia de trabalho para os grupos discutirem os quatro eixos temáticos.
Eixos Temáticos
A programação será desdobrada em quatro eixos temáticos. A plenária para apresentação das propostas está prevista para às 14h. O eixo temático I vai abordar a questão do Desenvolvimento econômico e sócio-ambiental. O eixo II, o Planejamento urbano e zona de expansão. O eixo temático III prevê a discussão em torno dos Recursos hídricos, sua otimização e utilização. E o eixo IV, Educação e cidadania ambiental e Agenda 21.
Participação
Em recente reunião na sede da FMMA, a comissão executiva reiterou a importância dos segmentos sociais atuarem de forma a envolver suas representações no evento. Na conferência realizada em 2006, mais de 700 pessoas se inscreveram e em torno de 500 participaram efetivamente na elaboração das proposições. Na etapa estadual da Conferência Nacional, realizada nos dias 8 e 9 de março, o município de Gravataí contou com uma representação de aproximadamente 30 pessoas.
Destas, duas foram escolhidas como delegadas para o evento que começou nesta quarta-feira (7), em Brasília. Tânia Peixoto, presidente da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí, e João Carlos de Jesus, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, estão defendendo as propostas do Rio Grande do Sul na capital federal.
(Prefeitura de Gravatai, 08/05/2008)