A Coordenadoria de Defesa Civil de Bagé (Comdec) informa que estão se confirmando as piores previsões em relação à precipitação para o período, situação que deve persistir até julho, segundo o último boletim climático do 8º Distrito de Meteorologia (http://www.inmet.gov.br/html/clima/cond_clima/bol_abr2008.pdf).
Os níveis das barragens que abastecem a cidade não melhoraram com as últimas chuvas (abril 120 milímetros e 24 milímetros em maio). A Sanga Rasa encontra-se com 8,70 metros abaixo do nível normal, a Piray com 4,85 metros e a Emergencial com 1,00 metros. O quadro somente não é mais grave devido ao racionamento em forma de rodízio no abastecimento, esquema que está em prática desde o dia 27 de abril.
Amanhã, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Bagé irá se reunir no Quartel do Corpo de Bombeiros, com técnicos do Daeb, para avaliar o agravamento da situação.
A Defesa Civil reforça o pedido do Daeb e pede à população para que utilize a água fornecida pela rede pública da forma mais comedida possível, evitando o seu uso em lavagem de veículos automotores, lavagem de calçadas, irrigação de jardins ou qualquer outro uso de água tratada que não seja prioritário.
(Jornal Minuano, 08/05/2008)