Após reunião com superintendentes da Caixa Econômica Federal (CEF), na tarde da última terça-feira, em Pelotas, o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Glei Santanna, revelou a intenção do banco em construir mais uma unidade com 200 apartamentos através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), em Rio Grande.
Segundo Santanna, o condomínio deverá ser construído no terreno do antigo Jockey Club. "A única coisa que impede esta construção é a existência de uma lei municipal que tomba aquele imóvel como patrimônio histórico. No entanto, o prédio encontra-se em ruínas servindo, inclusive, de refúgio para marginais e usuários de drogas", fala.
O caso, de acordo com o secretário, tramita no Ministério Público. Há dez anos, o Jockey Club não realiza mais suas provas. Em 2007, famílias carentes que não têm onde morar tentaram invadir o espaço com a colocação de barracas, mas o ato foi inibido por liminar concedida pela Justiça. O proprietário do terreno é um empresário de Pelotas que, segundo Santanna, tem interesse em construir o PAR.
Além do Rio Grande, o encontro com a Caixa contou ainda com a presença dos secretários das cidades de Pelotas e Bagé.
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 08/05/2008)