O processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba chega à reta final: agora é a vez de escolher, entre os 457 habilitados, os representantes de municípios, de setores usuários de água e de entidades civis. Estão em disputa 38 cadeiras, distribuídas entre os estados banhados pela bacia: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Esta semana, eleições acontecem em reuniões plenárias em Goiânia (GO).
A bacia do rio Paranaíba possui uma economia bastante variada, passando pela geração de energia elétrica, monocultura de grãos, criação de gado, mineração, indústria e turismo.
Entre os principais problemas de água na bacia estão o uso exacerbado na irrigação, sem considerar os outros setores usuários; a insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos, e a poluição por esgotos domésticos sem tratamento (59% da população é atendida por rede de esgoto; desse valor, só 21,7% é tratado).
Para ter mais informações sobre o processo de instalação do Comitê do Paranaíba, acesse www.paranaiba.cbh.gov.br/listaparanaiba.asp.
(Por Denise Caputo, Ascom ANA, 07/05/2008)