A Secretaria Municipal da Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, de Candiota, lançou a promoção Conheça as Empresas, no intuito de oportunizar à comunidade uma visita às instalações de grandes empresas do município, geralmente só vistas de fora. Para isso, as 20 pessoas que levarem o maior número de garrafas pet à secretaria, ganharão como prêmio um passeio a Usina Termelétrica Presidente Médici (pela manhã) e a Vinícola Miolo (durante à tarde), no dia 4 de junho. As unidades podem ser entregues até o dia 26 de maio na própria secretaria ou na Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Segundo a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Ketleen Grala, essa é terceira vez que a atividade é realizada no município dentro da programação da 11ª Semana do Meio Ambiente. Na primeira vez, um grupo de Conselheiros de Meio Ambiente e Secretários Municipais e, no ano passado, outro grupo de professores e alunos conheceu a Mina de Candiota da Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM), a Usina Termelétrica e a Cimento Cimbagé. “Agora resolvemos mudar o roteiro e disponibilizar o passeio à comunidade em geral. E, para selecionar o grupo, criamos uma promoção para envolver a comunidade em uma ação para eliminar o lixo”, explicou Ketleen.
Objetivos
De acordo com Ketleen Grala, a promoção objetiva a mobilização da comunidade para a preservação do meio ambiente, ao torná-las não somente meras espectadoras das atividades propostas durante a Semana do Meio Ambiente, mas sim participativas. “Assim como o passeio, ofereceremos oficinas de reciclagem, onde serão utilizadas as garrafas arrecadadas”, adiantou.
No circuito de oficinas, instrutores ensinarão os interessados a produzir diversos materiais com as garrafas descartadas, como vassoura, artesanato e brinquedos. “Além de retirar o lixo do meio ambiente, as garrafas originarão um produto reutilizável e até uma oportunidade de renda, caso algum aprendiz queira continuar a realizar a atividade e vender o material produzido”, acrescentou.
A Semana do Meio Ambiente - que já faz parte do calendário oficial do município - foi criada próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) devido ao fato da cidade realizar diversas atividades de impacto ambiental. Uma vez por ano, no início de junho, a administração municipal promove diversas atividades de conscientização da população sobre as questões ambientais por meio de seminários, mostras e oficinas. Além, é claro, da visitação a grandes empresas, que apresentarão não somente suas atividades produtivas, mas sim e, principalmente, suas ações no sentido de preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas.
(Por Taline Schneider, Diário Popular, 08/05/2008)