A Barragem Santa Bárbara recuperou mais 23 centímetros. O reservatório está 67 centímetros abaixo do nível considerado normal pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). No caso de não chover o suficiente nos próximos três meses, a recuperação significa a possibilidade de abastecimento de quase 50% da cidade sem a necessidade de acionar as bombas de captação da água.
O superintendente administrativo do Sanep, Luís Carlos Villar, informou que a autarquia ainda prevê aumento de alguns centímetros até o final da semana, pois ainda chega água na barragem através dos arroios e da bacia de contribuição. “São vários arroios e locais que abastecem a barragem. A estrada para o Monte Bonito, por exemplo, possui inclinação de um lado em direção ao reservatório e o excesso é despejado no Santa Bárbara”, explicou.
A média anual de consumo da barragem é de 40 mil metros cúbicos por dia - em torno de dois centímetros a menos no nível da barragem. Segundo Villar, a chuva contribuiu no abastecimento e a não-ocorrência de grandes precipitações nos próximos 90 dias não devem trazer transtornos ao abastecimento de água no município. (Anna Fernandes)
(Diário Popular, 08/05/2008)