Organizações da Coordenadoria Nacional Camponesa "Eloy Alfaro" participarão ativamente do V Fórum Nacional da Água, que acontecerá na cidade de Portoviejo, entre os dias 8 e 9 de maio de 2008, nas instalações da Universidade Técnica de Manabí.
Jorge Loor, presidente da Coordenadoria Nacional Camponesa "Eloy Alfaro" destacou a importância da realização do V Fórum Nacional dentro do atual processo de discussões e definições que acontece em Ciudad Alfaro, sede da Constituinte.
O Fórum Nacional tem como desafio socializar e discutir a proposta de Reformas Constitucionais e o projeto de lei orgânica para a gestão integrada dos recursos hidrícos, que será entregue em Montecristi, no dia 9 de maio, às 11h, num ato público, evento no qual estará presente o presidente da Assembléia Constituinte, o economista Alberto Acosta e vários outros membros da Assembléia.
Se destaca o interesse que existe em várias organizações sociaisl de Manabí para que o V Fórum Nacional se pronuncie pedindo a imediata anulação do convênio de concessão dos embalses Poza Honda e A Esperança para a empresa Manageneración, cujo maior acionista é o grupo Fabril, pois de acordo com o dirigente camponês, a concessão feita em governos anteriores atenta contra os interesses da população manabita e é uma forma camuflada de privatização dos recursos hídricos.
Finalmente, manifestou que a organização camponesa a que representa estará presente de maneira massiva na mobilização para a constituinte, para a entrega da proposta.
(Adital, 07/05/2008)