Nesta quinta-feira (08/05), o presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), vai a Brasília reivindicar recursos para minimizar os efeitos da calamidade gerada pelas fortes chuvas que caíram no Estado. Já está confirmada uma audiência, às 15h, com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães. O Ministério da Integração Nacional já disponibilizou 69 toneladas de alimentos para os moradores de 20 municípios afetados.
Gabinete de Emergência
A presidência da Assembléia montou um Gabinete de Emergência para ajudar às vítimas da calamidade. O Gabinete Militar do Legislativo fez um plantão ininterrupto que começou no sábado (03/05) pela manhã e terminou no final da tarde de segunda-feira (05/05). Foram recebidas 2.400 ligações de diversos municípios. As solicitações foram encaminhadas para os respectivos órgãos estaduais, como Defesa Civil, CEEE e Corsan ou direcionadas por região, conforme a proximidade com os municípios atingidos. Moreira contatou com os 54 colegas parlamentares para a mobilização solidária. Segundo a Defesa Civil Estadual, 200 mil pessoas foram afetadas pela passagem do ciclone extra-tropical no último final de semana.
Emancipações
Pela manhã, Moreira terá reuniões com o senador Pedro Simon (PMDB/RS) e com o presidente do Senado, Garibaldi Alves. Representantes da Comissão de Assuntos Municipais também participarão das audiências. A pauta é o apoio à PEC 13/2003 que devolve aos estados a prerrogativa de legislar sobre as emancipações dos seus municípios. Deputados estaduais, federais, senadores e lideranças emancipacionistas de todo o país estão em Brasília participando do Encontro Assina Brasil que está tratando desse assunto.
(Por Cristiane Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 07/05/2008)