Em encontro com representantes da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Moinhos de Vento - Moinhos Vive, na tarde de hoje, 7, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), o secretário Miguel Wedy fez a entrega da cópia do decreto, assinado pelo prefeito José Fogaça em 22 de abril, que tomba as ruas Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha, parte da Dr. Timóteo, entre o trecho da Rua 24 de outubro e Tobias da Silva, e Praça Maurício Cardoso, todas localizadas no bairro. O tombamento está previsto no Código Estadual do Meio Ambiente (artigo 51) e torna as áreas objeto de especial atenção, estabelecendo restrições de uso.
No dia 19 de março, representantes da Associação Moinhos Vive entregaram na Smam um abaixo assinado com cerca de mil assinaturas. O documento pedia o tombamento de diversas ruas do bairro. Hoje, o presidente da Associação, Raul Agostini, oficializou novo pedido da comunidade para que o município declare áreas de uso especial as ruas Luciana de Abreu, Dona Laura, Mariante, Barão de Santo Ângelo, Hilário Ribeiro, Santo Inácio, Álvaro Nunes Pereira e Padre Chagas.
"As arborizadas ruas do Bairro Moinhos de Vento, agora tombadas, são referência de patrimônio ambiental para cidade", destacou Wedy. Além destas ruas existem três túneis verdes tombados na cidade, localizados nas ruas Marquês de Pombal, Gonçalo de Carvalho e José Mendes Ouriques.
Ao final do encontro, o secretário foi homenageado com um quadro com os seguintes dizeres: " A mãe natureza agradece. Moinhos de Vento – Patrimônio Ambiental".
(Prefeitura de Porto Alegre, 07/05/2008)