O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) esteve na Comissão Especial do Lixo da Assembléia Legislativa explicando a importância e as formas de separar os diversos tipo de lixo que são produzidos diariamente na cidade. Os servidores da casa também foram orientados, uma vez que estão integrados à campanha Separe !, lançada nesta quarta-feira, 7.
O diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem (DSR), Jairo Armando dos Santos, apresentou o histórico e a estrutura da coleta seletiva de Porto Alegre, mostrando o que é feito com as 60 toneladas de lixo seco coletadas diariamente, que são encaminhadas para as 14 Unidades de Triagem (UT) conveniadas com o DMLU, gerando emprego e renda para mais de 700 pessoas.
O DMLU está cadastrando grandes geradores de resíduos, como a Assembléia Legislativa, para conscientizar cada vez mais a população sobre a importância de separar o lixo e, com isso, preparar o serviço de coleta seletiva, que está em processo de licitação, e deverá crescer de 80% para 100% a partir do ano que vem. A meta é ampliar a coleta para duas vezes por semana em todos os bairros da cidade e coletar pelo menos 110 toneladas diárias de lixo.
(Prefeitura de Porto Alegre, 07/05/2008)