Por Paulo Bornhausen*
A superação de divergências político-partidárias, alcançada pelos líderes dos Democratas, PT e PSDB presentes no Amazon Privative Meeting, realizado em Londres nos últimos dias de abril, foi fundamental para o estabelecimento de um novo marco ao debate sobre a preservação da Amazônia. A demonstração de maturidade política também foi decisiva para que o ponto de vista brasileiro ganhasse um importante e qualificado porta-voz.
O príncipe Charles, da Inglaterra, anfitrião e participante ativo do evento, se declarou impressionado com a consciência e com a qualidade de informações sobre a região, apresentadas pelos participantes brasileiros. Ele é um dos mais influentes animadores do debate mundial sobre meio ambiente, com capacidade única de interação com todos os atores e interesses desta que é, sem dúvida, a grande pauta do planeta neste século XXI. O encontro de Londres também desmistificou a questão da soberania nacional, que poderia impedir os avanços lá vislumbrados. Todos concordaram em que a cooperação internacional é necessária e indispensável.
A conclusão é que a devastação da Amazônia é um fenômeno econômico e a solução deve ser econômica. Se não se der à região amazônica uma atividade econômica superior e mais atrativa do que a exploração da madeira, nenhum esforço será suficiente para preservar a floresta. Deve-se oferecer aos 25 milhões de habitantes da Amazônia a inclusão em uma vida de maior qualidade, com investimentos na infra-estrutura de saneamento básico, energia, educação e de comunicação - telecomunicações. A proposta por mim apresentada de telecomunicações sem fio foi elencada entre as mais urgentes.
A idéia é a utilização de tecnologia wireless, uma solução economicamente viável e limpa. Limpa, porque não pressupõe desmatamento, preservando a vegetação, mantendo o hábitat natural da flora e da fauna a salvo. O impacto na biodiversidade seria praticamente nulo. O príncipe Charles confirmou sua presença na próxima reunião, que será no Estado do Pará, ainda este ano, o que antecipa o sucesso do evento.
* Deputado federal (DEM/SC)
(Diário Catarinense, 07/05/2008)