Lélio Falcão, coordenador da Força Sindical, e um dos organizadores do evento, fez o anúncio em visita realizada na última sexta-feira à redação do Jornal A Platéia. Segundo ele, a 2ª edição da Conferência do Bioma Pampa deverá acontecer em Sant'Ana do Livramento no próximo mês de novembro e terá como sedes a Intendência Municipal de Rivera, Unipampa, Câmara de Vereadores e outros locais que a comunidade santanense venha a indicar.
O representante da Força Sindical e organizador da Conferência Internacional do Bioma Pampa fez uma avaliação extremamente positiva a respeito do evento ocorrido em 2007, em Sant'Ana do Livramento. Segundo ele, a proposta foi bem aceita pelos parlamentares que se deslocaram até a Fronteira. Lélio disse, ainda, que o fato de Livramento e Rivera terem recebido cinco representantes de ministérios além de secretarias que vieram diretamente da capital Federal para participar do evento, pode ser considerada como uma prova de vontade de gerar emprego e renda e desenvolver a região Sul do Estado.
O organizador do evento salientou também que um dos encaminhamentos mais importantes extraídos da primeira Conferência foi a criação de uma Comissão Especial na Assembléia especialmente para tratar das questões ligadas ao Bioma Pampa.
Entrevista
A Platéia: O que ficou de positivo da 1ª edição?
Lélio: Foram tantas as coisas que eu teria muita dificuldade em listar, porém, acredito que avançamos nas relações entre os países do Mercosul, também tivemos avanços significativos no que tange à agricultura na região. Questões como a das ferrovias também já têm algum desdobramento, fruto do empenho de algumas lideranças sabidamente locais e de outras que tiveram participações decisivas nos debates ocorridos aqui em Livramento em 2007.
A Platéia: O segundo evento deverá receber um número maior de participantes dos países vizinhos?
Lélio Falcão: Certamente. Queremos avançar ainda mais em questões que precisam de um debate amplo com os nossos vizinhos. Na segunda edição da Conferência Internacional do Bioma Pampa, queremos contar com a participação, principalmente dos uruguaios. Temos questões fundamentais e que podem alavanvar, a longo prazo, o desenvolvimento das fronteiras e para isso precisamos da presença deles no debate.
A Platéia: Como a Força Sindical vê a instalação de um número cada vez maior de empresas estrangeiras com foco na exploração do florestamento no Estado e nos países vizinhos?
Lélio Falcão: Nossa meta não é interceder e sim acompanhar os processos para não permitir que sejam cometidos abusos contra o trabalhador e contra a natureza. Os mecanismos de fiscalização quem deve ter e usar, quando necesário, são os governos. Nós vamos estar sempre de olho. A 2ª edição da Conferência Internacional do Bioma Pampa acontecerá em novembro em Sant’Ana do Livramento e Rivera.
(A Platéia, 06/05/2008)