Um casal de Ararajubas (Guarouba guaruba) resgatado do tráfico de animais silvestres pelo Ibama fez a primeira postura de ovos, no último dia 21, no Parque Zoobotânico da Flona de Carajás. O macho foi apreendido em Belém, e a fêmea, resgatada pelo Ibama em Marabá. São 28 dias entre a postura dos ovos e o nascimento dos filhotes.
Os animais foram encaminhados ao Parque Zoobotânico devido ao trabalho que é realizado visando à reprodução de espécies ameaçadas de extinção, o que envolve a sexagem e posterior pareamento. A espécie está ameaçada de extinção e seu habitat está restrito ao Pará e parte do Maranhão. Segundo a analista ambiental Franciléia Lobo, do Núcleo de Fauna do Ibama em Marabá, é de grande importância “o fato do bicho estar sendo reproduzido aqui no seu estado de ocorrência, com a finalidade de subsidiar posteriores programas de repovoamento”.
O Programa de Reprodução é uma das condicionantes do licenciamento das minas de ferro e manganês na Serra dos Carajás. Além do trabalho de reprodução de espécies em risco de extinção, o local recebe alguns exemplares silvestres apreendidos em operações contra o tráfico de animais na região.
(Por Christian Dietrich, Ibama/Santarém, 06/05/2008)