Projeto orienta a comunidade sobre os benefícios das árvores para a qualidade do ar
Buscando motivar as futuras gerações sobre a importância do meio ambiente, representantes da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) e da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (Sempa) planejaram na última segunda-feira a divulgação da campanha Conscientização em arborização urbana.
Lançada no dia 26 de abril, ela busca identificar 200 árvores no município, além de promover a distribuição de 50 mudas e o plantio mínimo de três árvores por evento. A atividade é realizada mensalmente durante o Diário de Canoas no Seu Bairro, com o apoio da Alberto Pasqualini - Refap S.A. e Bressan. A próxima edição acontece no dia 17, no Colégio Luterano Concórdia, no bairro Niterói.
Segundo os organizadores, a informação é a base da campanha, que visa integrar educação e prática. Junto com as mudas de árvores, todas identificadas, as pessoas recebem folheto explicativo sobre a forma correta de plantio e o Informativo Ambiental, da Sempa, com tiragem mensal de 20 mil exemplares.
Para o gestor de comunicação e marketing da Acadef, Ricardo Cardoso, é necessário informar a comunidade sobre os benefícios das árvores para a qualidade do ar, por exemplo, de forma a evitar o desmatamento. “A campanha quer semear o dom de preservar o meio ambiente, para que os jovens não tenham os maus hábitos dos adultos de hoje”, ressaltou.
A campanha é articulada através do projeto Canoas que te quero Verde, da Prefeitura. Segundo o coordenador do projeto, Tony Alves, o diferencial é a identificação, com placas, do nome comum, nome científico e família de cada espécie das árvores nas praças e parques da cidade.
Desta maneira, busca-se estimular, junto aos alunos das escolas municipais, visitas científicas para observação e pesquisa nestes locais. Além do evento Diário de Canoas no Seu Bairro, outro lugar onde podem ser adquiridas mudas gratuitas é no Departamento de Praças e Parque, na rua Dona Rafaela, 900, bairro Marechal Rondon, sempre às quartas-feiras.
Outro ponto da campanha pretende alertar quanto à poda das árvores. “Existem períodos corretos para a poda, que é uma medida de exceção, que só se faz quando a árvore está atrapalhando de fato alguma coisa, como a rede elétrica ou residências”, enfatizou a diretora do Departamento de Praças e Parques da Sempa, Míriam Bosquetti.
A secretaria mantém uma equipe permanente para fiscalização de podas irregulares na cidade, inclusive nos finais de semana. Para esclarecer dúvidas sobre este procedimento, as pessoas podem ligar para o telefone 3462.1591. Pedidos de poda devem ser encaminhados através do Protocolo-Geral, na rua 15 de Janeiro, 15, Centro.
(Por Marcos Merker, Diário de Canoas, 06/05/2008)