Profissionais gaúchos somarão esforços com outros médicos que já estão no Estado
Vinte e sete médicos gaúchos embarcaram nesta terça-feira (6) ao Rio de Janeiro. O grupo é formado, na maioria, por médicos de família, clínicos gerais, também pediatras e infectologistas. Essa é a turma de voluntários mais jovem que já viajou para atender às vítimas de dengue na capital fluminense. Todos são residentes dos hospitais Conceição, Clínicas e da PUC.
O secretário da Saúde, Osmar Terra, e o diretor-técnico do Grupo Hospitalar Conceição, Ivo Leuck, foram ao aeroporto Salgado Filho despedir-se da equipe ao meio-dia. Na coordenação da equipe, viajou o gerente da Unidade de Internação do Hospital da Criança Conceição, o pediatra José Roberto Saraiva.
Ao despedir-se, o secretário desejou bom trabalho os jovens profissionais e agradeceu o gesto de solidariedade ao atenderam voluntariamente ao pedido feito pelo governo do Rio junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), presidido por Terra. Esse é o terceiro - e possivelmente último - grupo de profissionais do Rio Grande do Sul que integrará a força-tarefa que mobilizou quase todos os estados brasileiros numa ação solidária contra a doença. Somente no primeiro trimestre deste ano foram cerca de 110 mil casos de dengue registrados no Rio de Janeiro.
Ontem (5), o grupo gaúcho foi recebido na Secretaria Estadual da Saúde para se conhecer e receber as primeiras orientações sobre o trabalho que deverá durar os mesmos 15 dias das equipes anteriores. Segundo o coordenador da equipe, José Roberto Saraiva, os médicos permanecerão juntos trabalhando nas tendas de hidratação e possivelmente em um hospital.
No encontro, o secretário Terra reafirmou que os médicos que integram as equipes enviadas pelo governo do RS serão chamados para uma reunião de avaliação quando receberão o certificado de participação na força-tarefa, além de serem convidados a integrar a força nacional de saúde, ficando cadastrados no Ministério da Saúde para atendimento em epidemias e catástrofes.
Segunda equipe
A segunda equipe de médicos gaúchos que integra a força-tarefa no Rio retornou domingo (4) a Porto Alegre, após duas semanas de trabalho. Com a terceira equipe, somam-se 67 profissionais gaúchos deslocados ao Rio. Eles serão multiplicadores dos conhecimentos e experiências obtidos no período para as equipes de saúde da rede pública.
(Jornal NH, 06/05/2008)