A fiscalização do Ibama no Espírito Santo está realizando uma operação para apreender criadores amadores de passarinhos que estão violando as anilhas de identificação dos animais. A vistoria está sendo realizada através de pendências no cadastro do Sistema de Cadastro de Criadores Amadores de Passiformes do Ibama - Sipass.
Anilha é uma identificação feita pelo Ibama para indicar quais são os pássaros legalizados no sistema que é colocada na pata do animal quando ele ainda é filhote. De acordo com os fiscais responsáveis pela operação, criadores estão pegando anilhas para os filhotes, mas estão sendo utilizadas nos pássaros já adultos para fraudar a legalização da manutenção do animal em cativeiro.
Além de crime ambiental grave, o responsável pelos passarinhos cuja anilha foi adulterada ou rompida responde por crime de falsidade ideológica na Polícia Federal. No primeiro dia de operação uma apreensão ocorreu em Linhares e 11 pássaros foram apreendidos, dez canários e um coleiro, o preço destes animais pode chegar a R$ 100 mil.
Para a anilha entrar na pata do pássaro ela precisa ser rompida ou forçada, ocasionando danos a integridade física do animal. As aves foram encaminhadas para o Cereias onde foi constatado que um dos pássaros apresentava lacerações em uma de suas patas. A operação vai continuar nos próximos dias e pretende atender as denúncias realizadas pela Linha Verde para verificar a criação de diversos criadores de passiformes no Espírito Santo.
(Por Luciana Carvalho, Ibama/ES, 06/05/2008)