Como conseqüência da reunião que teve na semana passada com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o prefeito José Fogaça espera pela reunião do dia 9 entre técnicos dos governos municipal e federal para ter uma visão melhor do que será preciso fazer para assegurar a segurança do entorno do aeroporto Salgado Filho, tão logo iniciem as obras de ampliação da pista, prevista para 2010.
O prefeito de Porto Alegre disse nesta terça-feira (06) a tarde ao editor desta página que as novas normas de segurança interfirirão no próprio mobiliário urbano da região.
Os novos fatos poderão gerar conseqüências em relação ao bairro Humaitá, por exemplo, pra onde se espera forte explosão imobiliária tão logo seja entregue ao tráfego o novo viaduto Leonel Brizola.
Neste momento, 1.600 famílias da Vila Dique, localizada na cabeceira da pista, estão sendo transferidos para novo local. Outras 2 mil famílias da Vila Nazaré também terão que sair da área.
A extinção das vilas Dique e Nazaré são vitais para a ampliação da pista atual.
O novo aeroporto Salgado Filho, cujo terminal de embarque é disparado o mais moderno e bem equipado de todo o Sul e Sudeste, vem sendo mal utilizado em função da pista curta. Aviões de grande porte não podem receber cargas e passageiros em Porto Alegre.
(Políbio Braga, 06/05/2008)