Para que a educação ambiental não fique restrita à sala de aula, e os projetos desçam da cabeça para as mãos, a Escola Adventista de Santa Maria lançou ontem o programa Educação + Verde. A idéia é trabalhar ações práticas de preservação durante todo o ano. Participarão das tarefas mais de 350 alunos da escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Para simbolizar a atitude de cuidado com a natureza, duas alunas plantaram uma muda de pau-brasil, a árvore nativa que caracteriza o país desde o descobrimento. A escolha de Sabrina Borba e de Paola Leite de Abreu também foi simbólica. Sabrina estuda no Adventista há 12 anos, e em 2008 termina o 3º ano. Já Paola, que começou na 1ª série, está no 5º ano do Ensino Fundamental e poderá acompanhar o crescimento da árvore.
- A nova planta vai crescer com ela - brincou o diretor Sérgio Roberto Gomes.
Para orientar as atividades e dar suporte na manutenção da muda, foi convidado o engenheiro agrônomo Márcio Niederauer. Além da profissão, Márcio é pai de uma aluna e já entrou para o projeto com a função de palestrar sobre conservação e o uso da terra. Entre as tarefas previstas no programa de educação ambiental, Niederauer tem uma missão.
- Vamos recuperar a área verde da escola, com o cuidado do solo e a plantação de pastagens - explica o engenheiro agrônomo.
No espaço escolar, também existe uma pequena horta e alguns animais, como um pônei. Todos vão ser beneficiados com as iniciativas do projeto. O objetivo de criar consciência foi cumprido no caso de Sabrina. A ação conjunta entre alunos, professores e a sociedade é a principal lição que a estudante leva do colégio. O mesmo deve acontecer com Paola, que, além de gostar da proposta, garante:
- Assim, estamos salvando a natureza.
Ecologia
O mês de maio é dedicado aos temas ecológicos. No dia 3, são festejados o Dia do Solo e o Dia do Pau-Brasil. Em 5 de maio, o Dia Mundial do Campo. Já em 22, o Dia Internacional da Biodiversidade, festejado no Brasil por ser o país de maior diversidade biológica do planeta
(Diário de Santa Maria, 07/05/2008)