Pico histórico na região de Taquara é indiciativo de que a cheia vai assolar a região
O quadro de enchente no Vale dos Sinos é muito preocupante e deve se agravar, adverte a Metsul Meteorologia. No ínicio da tarde desta terça (06), o nível do Rio dos Sinos em Campo Bom atingiu os 7,38m superando os 7,25m registrados durante a grande enchente em setembro do ano passado.
Em São Leopoldo, a medição realizada pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto acusou 4 metros e 20 centímetros, com tendência de elevação. A Metsul considera a possibilidade de o Rio atingir 6 metros ou mais em São Leopoldo à medida que as águas de Campo Bom e Novo Hamburgo alcancem a cidade.
Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, a cheia já atingiu as ruas 3, 4 e 5 da vila Integração, no bairro Lomba Grande, afetando cerca de 60 famílias. A Defesa Civil esteve no local, onde a água registrou a altura de 80 centímetro sobre as vias, para orientar a comunidade. Os moradores estão utilizando barcos para se locomover.
Campo Bom
Os bairros Barrinha e Porto Bloss, regiões ribierinhas, são os mais atingidos do município. Desde o início da manhã bombeiros e bombeiros voluntários trabalham na remoção de mais de 15 famílias das casas inundadas. Elas estão sendo alojadas em residências de parentes e também na escola 25 de Julho.
São Leopoldo
Equipes da Defesa Civil percorreram diversos trechos da cidade para alertar e remover famílias das regiões ribeirinhas. Secretarias municipais, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão em alerta para uma eventual situação de emergência.
Taquara, Riozinho, Rolante
A atenção das autoridades também estão voltadas para Riozinho e Rolante, que decretaram estado de calamidade -, e ainda Taquara - onde 200 famílias estão desabrigadas.
Grande volume de água
A MetSul Meteorologia vinha alertando que o nível do Rio dos Sinos deveria se elevar muito na região devido à chegada do enorme volume de chuva precipitado na nascente durante o final de semana em Caará.
À medida que as águas avançam pelo curso do rio a situação deve se agravar nesta quarta-feira no Vale dos Sinos, especialmente entre Novo Hamburgo e São Leopoldo.
O pico histórico de décadas na região de Taquara e o fato do Sinos ter superado a marca da enchente de setembro do ano passado em Campo Bom sugerem uma cheia de maiores proporções na região.
Na seqüência, a elevação do Rio dos Sinos deve afetar também as comunidades ribeirinhas de Sapucaia do Sul e Esteio. Partes de Canoas mais próximas do Sinos também podem experimentar problemas com a cheia do rio nos próximos dias.
(Jornal NH, 06/05/2008)