A Comissão Mista do Prêmio Responsabilidade 2008 reuniu-se na segunda-feira (05/05) e foi recebida em audiência pelo presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB). No encontro foi encaminhada a agenda de realização da 9ª edição da iniciativa que destaca organizações que desenvolvem projetos de responsabilidade social, visando a promoção do bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente.
Ficou definido que o Prêmio será lançado no próximo dia 28, em café da manhã às 8h30 no Salão Júlio de Castilhos. Também foi deliberado que neste ano o tema norteador do Prêmio será "Projetos de Sustentabilidade" - no ano passado foi "Planejamento Familiar".
Participaram da audiência o coordenador executivo da Comissão Mista, Marco Aurélio Bernardi, representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), os integrantes da Comissão Lorival Magnus (Central Autônoma dos Trabalhadores), Nádia Ferraz (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), Verdi Faccini (Associação Rio-Grandense de Imprensa) e Luiz Antônio Rebouças dos Santos (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes o diretor do Departamento de Relações Institucionais da AL, Décio Magalhães Duarte, e o coordenador institucional do Prêmio na AL, Joélio Petró.
A Comissão Mista está ultimando o trabalho de alterações e organização que visam aperfeiçoar o Prêmio nesta edição. Entre as providências neste sentido está a inclusão de anexos com modelos específicos de Balanço Social nas categorias Municípios e Entidades Sem Fins Lucrativos. Outra alteração diz respeito à obrigatoriedade para a inscrição ao Prêmio do preenchimento integral de questionário sobre os indicadores complementares do Balanço Social.
Criado em 2000 pela Lei nº 11.440, o Prêmio promovido pelo Parlamento gaúcho, através do Departamento de Relações Institucionais da AL, é coordenado por representantes de entidades e instituições da sociedade civil reunidos na Comissão Mista. Essa Comissão analisa e avalia as ações das empresas e entidades a partir do balanço social, onde são verificados os investimentos em ações sociais. Todo o trabalho é acompanhado por auditoria externa à Assembléia Legislativa.
(Por Luiz Carlos Barbosa, Agência de Notícias AL-RS, 06/05/2008)