Comissão de vereadores de Porto Alegre recebeu na manhã desta terça-feira (06/05), no Salão Nobre da Presidência, representantes do Movimento Nacional dos Catadores e Recicladores. O grupo de catadores e carroceiros compareceu ao Legislativo municipal para protestar contra projeto que tramita na Casa desde 2005 e estabelece prazo, de até oito anos, para a retirada gradativa das carroças das ruas da Capital.
Recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), e pelos vereadores Adeli Sell (PT), Carlos Todeschini (PT), Neuza Canabarro (PDT), Ervino Besson (PDT) e Maria Luiza (PTB), os catadores e carroceiros reclamaram não terem sido ouvidos sobre a proposta e propuseram uma inversão sendo primeiro estabelecidas políticas públicas que lhes garanta o sustento para depois serem retiradas de circulação as carrroças.
O grupo informou aos vereadores que trabalham em Porto Alegre cerca de 50 mil catadores que recolhem cerca de 130 toneladas de lixo reciclável/dia. Também lamentaram que, se não for encontrada uma solução, milhares de pessoas que sobrevivem do recolhimento do lixo, ficarão marginalizadas.
Versões
Melo, autor do Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal (denominação oficial do projeto em tramitação na Câmara Municipal), lamentou a existência de versões erradas sobre a proposta, que prejudicam seu entendimento.
“O fato é que nenhum carroceiro será retirado das ruas se não houver sua transposição para um melhor aproveitamento como, por exemplo, em uma central de triagem e reciclagem de lixo", afirmou.
O vereador reconheceu, no entanto, ser necessária uma política mais arrojada para o setor e acrescentou que a Câmara estará sempre aberta ao diálogo.
Opiniões
Todeschini disse que não haver razão nenhuma para pressa e que o assunto deve ser discutido com profundidade. Neuza Canabarro propôs que seja encaminhada uma cópia do projeto aos carroceiros e catadores e que, em conjunto com os vereadores, sejam criadas emendas à proposta.
Encaminhamentos
Um novo encontro para discutir essa questão foi marcado para a próxima quinta-feira (08/05), às 15h, na sede do Legislativo.
O relatório da Comissão Especial dos Carroceiros, presidida pelo vereador Adeli Sell, e que tem como relatora a vereadora Maria Luiza, está pronto para ser votado em plenário.
(Por Vítor Bley de Moraes, Ascom CMPA, 06/05/2008)