Presença do artefato na área preocupa associação
Farroupilha - A presença de grande quantidade de balas de chumbo na Barragem Casarin, em Farroupilha, está preocupando a Associação Rio-Grandense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (Arpa) desde 25 de abril. A partir de uma informação anônima, o fiscal da Arpa na Serra, Jorge Acco, esteve na represa que abastece o município e fotografou o material.
Segundo Acco, o chumbo seria resultado das atividades de tiro ao prato do Clube Farroupilha de Caça e Pesca, contíguo à barragem. O fiscal da Arpa protocolou na Promotoria de Farroupilha um pedido de análise da qualidade da água e dos animais.
- Talvez não tenha contaminação na água nem nos peixes, mas (a análise) é para todo mundo ficar tranqüilo - comentou Acco.
A assessoria de comunicação da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), responsável pela barragem, afirma que não existe risco para a qualidade da água, já que chumbo sólido não se dissolve. Com isso, nenhuma medida seria necessária por parte do órgão.
O presidente do clube, Mauro Francalossi Jr, informa que o tiro ao prato foi desativado na área mais próxima do lago, para evitar esse problema.
- O clube é anterior à barragem, então já tinha chumbo naquela região - afirma.
(Pioneiro, 06/05/2008)