Em racionamento desde o último dia 27, Bagé ainda vive em clima de alerta. Isso porque, mesmo com as boas chuvas do início do mês de maio, as barragens permanecem em níveis abaixo do normal.
Sanga Rasa: principal barragem continua bem abaixo do nível normal
Segundo dados do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), a Sanga Rasa, principal fonte de abastecimento, permanece 8,70 metros abaixo do normal. A Barragem do Piray apresenta 4,80 metros abaixo do nível adequado e a Emergencial está com 20 centímetros aquém da normalidade.
Conforme a análise do Daeb, os níveis estão se mantendo desde que o racionamento foi implantado. Desde o dia 1° de maio, choveu 24 milímetros na cidade, o que não foi suficiente para normalizar os níveis das barragens.
Após quinze dias de racionamento, o Daeb deve avaliar novamente a situação, promovendo, se necessário, algumas mudanças nos setores e horários de abastecimento de água nos bairros da cidade.
Prefeito tem reunião em Brasília
Na semana passada, o prefeito Luiz Fernando Mainardi reclamou da demora para a liberação dos recursos que possibilitarão a construção de uma nova barragem em Bagé. A verba, de R$ 24 milhões, deve vir do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). Está prevista para esta semana uma audiência do prefeito em Brasília, justamente para tratar do tema.
(Por Maritza Paiva Costa, Jornal Minuano, 06/05/2008)