Inaugurado há dois meses em caráter experimental, o Ecoponto já foi além de seu fim ecológico e se tornou uma importante arma no combate ao mosquito da dengue em Pelotas. Montado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) em um galpão no número 468 da avenida Francisco Carúccio, o depósito se destina a abrigar resíduos recicláveis em geral. Nesta primeira etapa, entretanto, tem conservado exclusivamente pneus velhos, viveiro em potencial das larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Apenas na semana passada 400 unidades foram recolhidas.
Com um local apropriado, a Secretaria de Saúde (SMS) pôde iniciar, através da Vigilância Ambiental, o recolhimento pela cidade dos pneus usados. Concentrados em um ambiente, o material é facilmente monitorado pelos agentes de saúde para que não acumule água, o que propiciaria o surgimento de focos da dengue. “É fundamental para o trabalho dispormos deste local, onde os pneus são adequadamente armazenados e reaproveitados”, ressalta o coordenador da Vigilância Ambiental, Leonardo Raffi.
Os moradores podem levar os pneus usados ao depósito ou solicitar o recolhimento através do Fala Pelotas, pelo telefone 0800-6434322.
(Diario Popular, 06/05/2008)