A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), emitiu ontem (05) à tarde a licença prévia ambiental para o plantio florestal da Votorantim Celulose Papel (VCP). Diferente das outras duas florestadoras (Stora Enzo e Aracruz), que tiveram as áreas liberadas há dez dias, a VCP teve que aguardar. Segundo a direção da Fepam, a demora se deu por conta de questões técnicas-administrativas e burocráticas.
A área licenciada para a empresa refere-se à plantação de 110 mil hectares e abrange sete cidades da região: Arroio Grande, Bagé, Candiota, Herval, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini. Agora a VCP tem que solicitar a Licença de Instalação e depois a Licença de Operação.
Para obter a liberação as três florestadoras apresentaram seus Estudos de Impacto Ambiental com Relato de Impacto Ambiental (EIAs-Rimas) em dezembro do ano passado.
Áreas liberadas
Stora Enso - 100 mil hectares de eucaliptos nas bacias hidrográficas do rio Ibicuí e do rio Santa Maria.
Aracruz - 110 mil hectares distribuídos nas bacias hidrográficas do Baixo Jacuí, dos rios Vacacaí, Vacacaí Mirim e Santa Maria.
Votorantim - 110 mil hectares distribuídos em sete cidades da região: Arroio Grande, Bagé, Candiota, Herval, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini.
(Por Lisandra Reis, Diário Popular, 06/05/2008)