A aprovação do financiamento de US$ 83,2 milhões, cerca de RS$ 140 milhões, para as obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) foi destacada no site www.iadb.org do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A matéria publicada no dia 1º de maio (http://www.iadb.org/NEWS/articledetail.cfm?artid=4599&language=En) ressalta que o programa vai melhorar a qualidade de vida dos porto-alegrenses por meio da recuperação do manancial do Guaíba, da ampliação dos serviços de saneamento e da qualificação do ambiente urbano.
O chefe da equipe do BID responsável pelo projeto, Hubert Quille, diz na nota que serão beneficiados mais de 700 mil habitantes, incluindo as comunidades que vivem nas margens do Arroio Cavalhada. "O Pisa vai expandir o volume de esgoto tratado da cidade dos atuais 27% para 77%", explica. O empréstimo do BID abrange um período de 25 anos, com cinco de carência, a uma taxa de juros ajustável. A contrapartida da prefeitura ao Programa Socioambiental será de US$ 85,8 milhões.
O prefeito José Fogaça recebeu a aprovação do financiamento diretamente de Washington, via teleconferência realizada dia 30 de março na sede do banco em Brasília.
(Prefeitura de Porto Alegre, 05/05/2008)