A segunda reunião preparatória da ação ambiental “Abrace o Rio Cuiabá”, realizada na tarde desta segunda-feira (05/05), no auditório Licínio Monteiro, na Assembléia Legislativa do Mato Grosso, contou com a participação de representantes de 33 instituições ligadas diretamente ao evento, que acontecerá no dia 01 de junho. Durante a reunião, constatou-se a falta de representantes da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), responsável pela segurança dos pedestres.
“É o evento de maior importância para o meio ambiente da Região Centro Oeste. Além do Rio Cuiabá, também abraçaremos o Pantanal, a Amazônia, o ecossistema e a preservação da natureza”, explicou o idealizador do evento, deputado Sérgio Ricardo (PR).
Dados da Comissão Organizadora mostram que até o momento estão confirmadas as participações de 49 escolas, entre públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande. No entanto, esse número pode subir ainda mais, de acordo com o parlamentar.
Na reunião desta segunda-feira (05/05), foi confirmada a disponibilização de 122 ônibus para levar os participantes ao evento deste ano. O aumento demonstra a grandiosidade da ação, tendo em vista que no ano passado, 74 ônibus fizeram o trajeto. “Isso demonstra o aumento do interesse da população”, lembra Sérgio Ricardo.
Para este ano, também é esperado um público superior a 10 mil pessoas, superando o de 2007. Segundo o major Paulo Wolkmer, nesta semana será providenciado um reconhecimento no local para as equipes parceiras que vão trabalhar na segurança do evento – os escalados terão de ter idade superior a 16 anos para se candidatar ao trabalho. “Estamos mobilizando um grupo superior a 300 pessoas para trabalhar na segurança sobre a ponte Júlio Muller”, destaca Wolkmer.
Durante a reunião de hoje, Sérgio Ricardo criticou a falta de representantes da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). “Num evento dessa importância, isso não pode acontecer”, afirmou o deputado.
Informações da Polícia Militar de Mato Grosso destacam que o trânsito naquele local estará sendo desviado para outras avenidas e ruas. “Vamos interditar as vias de acesso para aquele local, desviando os veículos para as demais pontes entre Várzea Grande e Cuiabá - ainda não foram definidas quais vias serão interditadas.
Também ficou determinado que a comissão organizadora vai realizar mais duas reuniões, nos dias 19 e 29, ambas às 15 horas, no auditório Licínio Monteiro. Porém, no dia 12 deste mês, está programada uma reunião com todas as equipes de segurança, no local do evento, às 15 horas.
(Por José Luís Laranja, Secretaria de Comunicação AL-MT, 05/05/2008)